segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma radiografia do Planeta... (Parte 1)


Observe a imagem que está logo acima. Pode ser que você saiba responder a todas essas perguntinhas, ou não. Só que isto não é o mais importante. O fato importante é pensar sobre elas.

Na história da humanidade e suas descobertas, a curiosidade natural do homem em desvendar os mistérios da natureza levou-o ao estudo da Terra. Um dos fatores que mais impulsionou o homem a melhor conhecer a Terra sempre foi a sua necessidade de usar matérias do solo e do subsolo.

Na Idade Média, acreditava-se que a Terra era o centro do Universo e que todos os outros astros, como o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em torno dela. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o homem pôde comprovar que a Terra pertence a um grupo de planetas e outros astros, que giravam em torno do Sol, formando o que denominamos hoje Sistema Solar.

Ainda tem mais:
Descobriu-se também que a própria Terra se modifica através dos tempos. Áreas que hoje estão cobertas pelo mar, há 15 mil anos, eram planícies costeiras, regiões que estavam submersas há milhões de anos formam agora elevadas, como os Alpes e os Andes. Legal né?!

Lugares onde existiam exuberantes florestas estão hoje recobertas pelos gelos da Antártica ou transformaram-se em regiões desérticas. O material que atualmente constitui montanhas, como o Pão de Açúcar e o Corcovado, formou-se a centenas ou milhares de metros abaixo da superfície terrestre, há muitos milhões de anos.

As transformações ocorridas no planeta são causadas por movimentos que ocorrem continuamente no interior e na superfície da Terra. Por serem transformações muito lentas, o homem não pode acompanhá-las diretamente, pois ele só apareceu há cerca de dois milhões de anos. Isso quer dizer que, se toda a evolução da Terra fosse feita em um ano, o homem só teria aparecido quando faltassem dois minutos para meia-noite do último dia do ano. A distância da superfície até o centro da Terra mede 6.370km- dois mil quilômetros a mais que a distância entre o Oiapoque e o Chuí, pontos localizados nos extremos Norte e Sul do Brasil, respectivamente-, e a maior perfuração já feita só alcançou 10km de profundidade.

ENTÃO, como se pode saber o que existe dentro da Terra em tão grandes profundidades e como descobrir a idade de cada período da história da Terra? Isto é possível através do estudo das rochas, dos terremotos, dos vulcões, dos restos dos organismos preservados nas rochas e das propriedades físicas terrestres, tais como o magnetismo e a gravidade.

Agora que coloquei essa introduçãozinha do assunto que irei falar, começarei por tópicos, de acordo com a ordem das perguntas que estão na imagem acima. Vamos lá, acompanhem... Estarei postando aos poucos as explicações de cada pergunta com imagens e esquemas. Se você prestar atenção na leitura, verá que a primeira pergunta já foi respondida.
;)

Nenhum comentário: