terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma radiografia do Planeta... (Parte3)

OS MOVIMENTOS DO INTERIOR DA TERRA.

Os estudos mostram que, há muitos milhões de anos, os continentes estavam unidos em um único e enorme chamado PANGEA. Esta teoria se dividida em fragmentos, que são os continentes atuais. Foi o curioso encaixe de quebra-cabeça entre a costa leste do Brasil e a costa oeste da África que deu origem a essa teoria, chamada de DERIVA CONTINENTAL.

Ao estudar o fundo do Oceano Atlântico, descobriu-se uma enorme cadeia de montanhas submarinas, formada pela saída de magma do manto. Esse material, ao entrar em contato com a água, solidifica-se e dá origem a um novo fundo submarino. Isso acontece à medida que os continentes africano e sul-americano se afastam, e a esse fenômeno dá-se o nome de EXPANSÃO DO FUNDO OCEÂNICO.

A teoria da Deriva Continental e a da Expansão do Fundo Oceânicoforam agrupadas em uma nova teoria, chamada TECTÔNICA DE PLACAS. A teoria é de que a superfície da Terra foi dividida em placas que se movimentam em diversas direções e podem chocar-se umas com as outras. Quando as placas se chocam, as rochas de suas bordas enrugam-se e rompem-se originando TERREMOTOS, dobramentos e falhas.

Embora a movimentação das placas seja muito lenta, da ordem de poucos centímetros por ano, essas dobras e falhas dão origem a grandes cadeias de montanhas como os Andes, os Alpes e os Himalaias.
Observe a imagem abaixo:

Makalu é a quinta montanha mais elevada no mundo. Seu tamanho sozinho é impressionante, e sua perfeita estrutura de pirâmide com quatro cristas afiadas fazem dessa montanha uma das mais espetaculares. Makalu na verdade é um pico duplo. É interessante notar que a crista do cume é o ponto de demarcação que indica a fronteira entre o Nepal, no lado sul, e o Tibet, ao norte.

Outro fenômeno causado pelo movimento de placas é o vulcanismo, que pode originar-se pela saída de rochas fundidas(MAGMA), em regiões onde as placas se chocam ou se afastam. Quando o magma que atinge a superfície se acumula em redor do ponto de saída, formam-se VULCÕES.

NO BRASIL... também ocorrem terremotos e vulcões, mas felizmente são muito raros e de pequena intensidade. Somente são encontrados restos de vulcões extintos. Isto ocorre devido ao fato de o nosso país situar-se distante de zona de choque e de afastamento de placas. Observe a imagem abaixo:

Nenhum comentário: