segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma radiografia do Planeta... (Parte 2)

A ORIGEM, EVOLUÇÃO E CONSTITUIÇÃO INTERNA DO PLANETA TERRA

De acordo com os estudos feitos até o momento, estima-se que a formação do Sistema Solar tenha tido seu início há seis bilhões de anos, quando uma enorme nuvem de gás que vagava pelo Universo começou a se contrair. A poeira e os gases dessa nuvem se aglutinaram pela força da gravidade e, há 4,5 bilhões de anos, formaram várias esferas de gás incandescente que giravam em torno de uma esfera maior, que deu origem ao Sol. As esferas menores formaram os planetas, entre os quais a Terra. Devido à força da gravidade, os elementos químicos mais pesados, como o ferro e o níquel, concentraram-se no seu centro, enquanto os gases foram, em seguida, varridos da superfície do planeta por ventos solares.


Assim, foram separando-se camadas com propriedades químicas e físicas distintas no interior do globo terrestre. Há cerca de 4bilhões de anos, formou-se o NÚCLEO(constituído por ferro e níquel no estado sólido. Em torno do núcleo, formou-se uma camada- o MANTO(que possui 2.900km de espessura, constituída de material em estado pastoso, com composição predominante de silício e magnésio.

Em torno da 4 bilhões de anos atrás, gases do manto separaram-se, formando uma camada de ar ao redor da Terra, conhecida como ATMOSFERA.

FINALMENTE... há aproximadamente 3,7 bilhões de anos, solidificou-se uma fina camada de rochas denominada CROSTA. A crosta terrestre não é igual em todos os lugares. Debaixo dos oceanos, ela tem mais ou menos 7km de espessura e é constituída por rochas de composição semelhante à do manto. Nos continentes, a espessura da crosta aumenta para 30 a 35km, sendo composta por rochas formadas principalmente por silício e alumínio e, por isso, mais leves que as do fundo dos oceanos.

Nenhum comentário: