terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que é uma RPPN?




Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

Complementando o assunto da Biodiversidade.

Uma Libélula no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Quantas espécies existem no mundo?

Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.

A sociedade moderna - particularmente os países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas.

A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção.

A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta. Na Suécia, a poluição e a acidez das águas impede a sobrevivência de peixes e plantas em quatro mil lagos do país.

A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.

Um caso bem conhecido é o da importação do sapo cururu pelo governo da Austrália, com objetivo de controlar uma peste nas plantações de cana-de-açúcar no nordeste do país.

O animal revelou-se um predador voraz dos répteis e anfíbios da região, tornando-se um problema a mais para os produtores, e não uma solução.

O que é a Convenção da Biodiversidade?

A Convenção da Diversidade Biológica é o primeiro instrumento legal para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mais de 160 países assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993.

O pontapé inicial para a criação da Convenção ocorreu em junho de 1992, quando o Brasil organizou e sediou uma Conferência das Nações Unidas, a Rio-92, para conciliar os esforços mundiais de proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico.

O que é Biodiversidade?


O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

Vamos viajar pelo mundo do ECOTURISMO???

Parque nacional Tapantí em Costa Rica

O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.

Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentável das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas.

O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como:

-> uma forma de praticar turismo em pequena escala;
-> uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;
-> uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante;
-> uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;
-> uma prática menos espoliativa e agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.

De acordo com David Weaver, registrou-se o termo pela primeira vez no início dos anos 80.
O Ecoclub.com define-o como um estado ideal de um turismo que:


-> minimiza seu próprio impacto ambiental;
-> patrocina as conservação ambiental;
-> patrocina projetos que promovam igualdade e redução da pobreza em comunidades locais;
-> aumenta o conhecimento cultural e ambiental e o entendimento intercultural e que seja financeiramente viável e aberto a todos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Bethel Itapetinguense- Itapetinga -Bahia- Brasil



Bethel #UD Amor e União Itapetinguense.

"Assumir que apenas juntas, conseguiremos ser grandes!"

História:

O Bethel #UD Amor e União de Itapetinga, Bahia, Brasil, foi fundado no dia 20 de Setembro de 2008, onde contamos com o apoio das nossas irmãs do Bethel #002 de Conquista, do Bethel #16 Pérolas da Luz de Brumado e do Bethel #Ud Livramentense. Foi um dia muito emocionanate, pois foi o momento onde estávamos concretizando o nosso maior desejo, almejado por muito tempo, desde o Clube de Primas, de implantar um Bethel na nossa cidade. Nós, irmãs itapetinguenses agradecemos de coração por todo o apoio dado e sempre que precisarem podem contar com a gente meninas, afinal, há um laço que nos une, somos todas Filhas de Jó!

O Bethel Amor e União agradece, que o Pai Celestial abençõe todas vocês!

Iyob Filiae



"A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher."



Iyob Filiae






Falando um pouco sobre a (O.I.F.J)

A ORDEM INTERNACIONAL DAS FILHAS DE JÓ

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos da América.Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebrasca, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebrasca e James E. Bednar, o Grande Patrono.


UMA LIÇÃO DE AMOR

A Senhora Ethel, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, de religião cristã, especialmente as lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidiu dar parte do seu tempo e de seu talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem desses raros privilégios que ela possuía.O principal objetivo da Ordem, é reunir moças de 10 a 20 anos, que tenham parentesco ou relacionamento com Maçons e Filhas de Jó, para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e amor para com os pais e familiares.

Os benefícios da organização são inenarráveis, não existe nada mais adequado para uma moça que os belos ensinamentos escritos no Livro de Jó e demonstrados em seus trabalhos ritualísticos, cerimônias, canções e leituras, oferecendo uma influência forte e inspiradora sobre todos que assistem a reunião de um Bethel.

O trabalho ritualístico da Ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, no Livro Sagrado, na Educação e combina emblemáticas representações de antigas eras latinas e gregas.O Livro de Jó é uma autêntica composição literária maçônica que define o seu personagem como pessoa dominada pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade, lealdade e compaixão pelos órfãos e viúvas. Essas virtudes são princípios fundamentais da Maçonaria.

As Filhas de Jó receberam este nome por seguirem os ensinamentos extraídos desse livro.Seus membros são reconhecidos pelo uso de túnicas brancas (vestes), utilizados na época de Jó. O desenho das chaves gregas na borda das capas é branco e simboliza a fé em nossa forma de viver. É contínuo representando a vida eterna.

As cores desta ordem são: branco, pureza e púrpura (roxo), significando realeza. Tem como lema:“A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.COMO FUNCIONA O BETHELO Bethel possui um Conselho Guardião, formado por maçons e/ou esposas de maçons, MM (Membros de Maior Idade) e mães de Filhas de Jó, que apóiam e ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos. O Bethel é composto por 19 cargos. Os trabalhos são dirigidos pela Tríade: Honorável Rainha, 1ª. Princesa, 2ª. Princesa, que são eleitas. Eleitas também são a Guia e Dirigente de Cerimônia. Os outros cargos são nomeados pela Honorável Rainha: Secretária, Tesoureira, Capelã, Bibliotecária, Musicista, 1ª Mensageira, 2ª Mensageira, 3ª Mensageira, 4ª Mensageira, 5ª Mensageira, 1ª Zeladora, 2ª Zeladora, Guarda Interna e Guarda Externa. As demais pertencem ao Coral do Bethel.

Cada Gestão dura seis meses.As Filhas de Jó se reúnem em um Templo Maçônico, denominado “BETHEL”. Elas são iniciadas, reúnem-se a cada 15 dias. Em reunião ritualística, usam paramentos e utilizam instrumentos simbólicos.Os Bethéis realizam atividades filantrópicas incluindo angariar fundos para caridades e trabalhar em favor dos mais humildes e necessitados.
Os Bethéis também desenvolvem atividades sociais e integradoras que incluem atividades esportivas, coral, teatro, festas, chás, recepções, encontros, passeios, acampamentos, viagens, etc. No cap. 42 v.13,14 e 15 do livro de Jó nos diz: “E em toda Terra não se acharam mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

sábado, 17 de outubro de 2009

ARGUMENTE como é possível haver, nos dias atuais, contradições tão grandes como a existência dos tecnopolos e do trabalho escravo em um mesmo país.

Essa foi uma questão de Geografia da 7° série que eu realizei, então, o meu professor Raffa gostou muito da resposta e colocou no Blog dele, acessem ai gente:(www.raffageo.blogspot.com) é muito bom, eu achei legal e resolvi colocar no meu Blog também, o assunto é interessante. A sentença para ser resolvida já está exposta no título da postagem.

Resposta:
-> Dentro desse processo capitalista e globalizado de compra, venda e produção, existe o meio empresarial que incide também nas áreas das indústrias de tecnopolos, que é o assunto que vamos discorrer agora. Se um país desenvolvido resolve implantar áreas de tecnopolos industriais para expandir suas relações comerciais, atingir suas metas ilimitadas de vendas relacionadas a microeletrônicos, computadores e telecomunicações, esse país precisa empregar um número elevado, mas, plausível de pessoas qualificadas para assumirem essas atividades; indivíduos com um altos graus cognitivos que se tornarão os propulsores dos esperados lucros.
Observando esse emaranhado de ideias, vamos voltar ao tempo da colonização, onde todas as práticas eram voltadas a escravidão e extração de minérios, tempo em que não existia capitalismo, democracia e nem socialismo, era uma época em que se predominava a famosa Monarquia Absolutista, regida por um soberano e depois por outro e por outro nesse processo sucessivo e hierárquico, que acabava resultando numa Dinastia. Com o passar dos anos as pessoas foram adquirindo experiência, sabedoria e malícia até chegarem no mundo do Feudalismo, onde a agricultura e o comércio eram os principais meios de se obter lucros. Depois de Feudalismo e com a saída do Mercantilismo o Capitalismo passou a dominar as relações comerciais entre os países.

Agora vamos voltar a atualidade. Por que, que em um mundo tão avançado em que vivemos nós ainda utilizamos da técnica de plantação e colheita dos nossos antepassados? Necessariamente porque não viveríamos com a ausência do alimento que brota da terra. Então, um país desenvolvidovai ter as suas áreas rurais para investir na Agricultura; só que em um país desenvolvido, os investimentos serão bem maiores nas áreas industriais. Já um país em desenvolvimento ou não desenvolvido vai investir no setor primário ou ás vezes no secundário.

Agora a Desigualdade Social vai resumir a situação das pessoas empregadas em um país desenvolvido, que investe em tecnopolos. Se uma pessoa é desprovida de conhecimentos, possuiu um baixo nível econômico e vai morar em um lugar desses, essa pessoa será presenteada com um futuro bem previsto, passar o dia guiando uma máquina ou segurando uma enxada, sendo forçada a trabalhar o dia inteiro e o pior de tudo, recebendo um baixo salário. Essa situação muda quando a pessoa é inteligente, rica, reconhecida e formada, pois vai possuir um futuro brilhante em uma Universidade ou Empresa de tecnopolos.

Infelizmente todas essas contradições se encontram em um mesmo país. Aonde a Humanidade quer chegar com isso?

terça-feira, 4 de agosto de 2009

IMPORTANTE.


A lei da Evolução é uma das grandes bases da Biologia Moderna. No ano de 2009,comemorou-se os 150 anos da publicação de uma das obras primas da Biologia:"A origem das Espécies" de Charles Robert Darwin e também os 200 anos do nascimento do mesmo.



terça-feira, 30 de junho de 2009

Fungos, seres vivos de grande importância!

Os fungos são seres vivos ubíquo, eles podem ser encontrados na água, no solo, nos vegetais, no homem e em detritos em geral. O vento é um meio muito importante de dispersão desses seres. Os fungos possuem características peculiares que fazem com que ele se diferencie das plantas, por exemplo:

• Não sintetizam clorofila;

• Não possuem celulose na sua parede celular;

• Digerem o alimento fora das células que compõe o seu corpo, posteriormente, absorvem.

• Não armazenam amido como substância de reserva;

• Sua parede celular é formada por uma substância denominada quitina.

• Seu citoplasmo possue mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

• Os fungos são pluricelulares;

Os fungos são heterótrofos, ou seja, nutrem-se da matéria orgânica morta ( saprotíficos ) e viva ( parasitários ).


Autora: Bárbara Pereira de Andrade
"Elaborei esse quesito sobre Fungos baseando-se nos meus pré-requisitos e conhecimentos a respeito desse ser fascinante".




quarta-feira, 3 de junho de 2009

TABELA PERIÓDICA

UM NOVO MODELO DE TABELA PERIÓDICA.

Clique na Tabela para ampliar o seu tamanho.

sábado, 30 de maio de 2009

A importância do Gás OZÔNIO para o Planeta Terra.

Gás cuja fórmula do elemento é O³. Ele está presente na estratosfera entre 20km a 50km, sua função é ''filtrar" os raios ultravioletas B e C.
O Ozônio é uma forma alotrópica de Oxigênio.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cientistas descobrem nova espécie de cobra-de-duas-cabeças no Cerrado.

Animal, nativo de Goiás, apareceu durante obras de usina hidrelétrica. Anfisbênios são grupo ainda pouco estudado de répteis.



Texto de Reinaldo José Lopes

A construção de uma hidrelétrica no sudoeste de Goiás acabou trazendo à superfície uma nova espécie de cobra-de-duas-cabeças, ou anfisbênio. Esses répteis, que passam a maior parte de sua vida debaixo da terra, ainda são relativamente misteriosos para os biólogos, e sua diversidade ainda é pouco conhecida -- tanto que muitas outras espécies ainda podem estar esperando para serem descobertas.




sábado, 23 de maio de 2009

Gênios que marcaram a história da Humanidade.



Sócrates








Platão






Shakespeare's







Pitágoras






Issac Newton







Albert Einstein






Aristóteles








Galileu Galilei




Leonardo da Vinci





Charles Darwin





E muitos outros gênios que revolucionaram o conhecimento e a história da Humanidade!



O nascimento de uma nova física celeste.

Nos primeiros anos do século XVII, o astrônomo alemão Johannes Kepler(1571-1630) estava às voltas com um sério problema teórico. Ele estava decidido a encontrar as reais posições e os reais movimentos dos astros no céu, mas havia três grandes sistemas de mundo rivais, equivalentes do ponto de vista das observações astronômicas: o de Ptolomeu( 83-161 d.c.), o de Copérnico( 1473-1543) e o de Tycho Brahe( 1546-1601).

Se as observações não podiam servir de árbitro, como então decidir qual deles corresponderia ao verdadeiro arranjo dos astros no céu?


" Submetendo os modelos geométricos ao crivo de uma nova física celeste", responde Kepler com sua Astronomia nova, publicada em 1609.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sobre PATENTES e desenvolvimento

Os países em desenvolvimento têm sido levados a adotar sistemas de proteção mais rigorosos para as patentes desde 1994, com a conclusão da Rodada Uruguai ( de negociações comerciais internacionais) e o estabelecimento do Acordo sobre Aspectos Relacionados ao Comércio do Direitos de Propriedade Intelectual ( Trips, na sigla em inglês). Esse artigo discute os efeitos econômicos da adoção de proteção mais rigorosa e inflexível para as patentes, e mostra que essa proteção mais rígida pode ser um obstáculo ao desenvolvimento, inclusive o brasileiro.
Ronaldo Flani


Uma patente é um dos tipos de direitos de propriedade intelectual. Os outros são as marcas comerciais, os direitos autorais e a indicação geográfica ( direito de um produto ser comercializado trazendo o nome de um região, como o queijo roquefort). Esse artigo discute as patentes como instrumento de desenvolvimento.

A patente é um monopólio concedido a um indivíduo ou empresa, sobre um novo conhecimento que pode que pode ser aplicado comercialmente, na forma de um novo processo produtivo ou mesmo de um novo produto. Um engenheiro químico que invente uma nova forma de sintetizar uma substância ultilizada em um medicamento ou um químico farmacêutico que descubra uma nova molécula capaz de combater uma doença são dois exemplos de candidatos pontenciais a obter o manopólio proporcionado por uma patente sobre o novo conhecimento que produziram.



O SISTEMA SOLAR e seus corpos extraordinários.

Nos últimos anos, o aprimoramento das técnicas instrumentais de observação do cosmo tem permitido a descoberta de objetos cada vez menores e mais distantes do Sistema Solar. Isso tem levado a um conhecimento mais aprofundado da própria estrutura, gênese e evolução de nosso sistema planetário, inclusive com a revisão de conceitos e definições, como foi o caso recente do ex-planeta Plutão.

Daniela Larazzo


O Sistema Solar é composto por diversas populações de corpos que, embora possíveis de serem diferenciadas, guardam uma ligação que tem origem em sua gênese e evolução comuns. É exatamente essa ligação que torna a separação entre elas, às vezes, difícil.

A primeira das populações do Sistema Solar a ser identificada foi a dos maiores corpos, os planetas. O movimento lento das estrelas com o mudar das estações foi um dos primeiros conceitos físicos de que a humanidade tomou conhecimento. Entretanto, enquanto as estrelas seguiam seu movimento regular, formando desenhos imutáveis ao longo dos tempos, as constelações, havia outros corposque pareciam passear entre as estrelas, ora vindo, ora indo. A esses corpos foi dado o nome 'planeta' ( em grego, errante), sendo eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.


A Terra passou a ser incluída na lista dos planetas apenas a partir das aceitação do modelo HELIOCÊNTRICO ( no qual o Sol era tido como o centro do universo) no início do século XVII. Em 1781, como desdobramento do advento do telescópio, um sétimo planeta, Urano, veio a ser descoberto. A constatação de que sua órbita divergia daquela prevista, aliada ao trabalho teórico de alguns pesquisadores, fez com que Netuno fosse descoberto em 1846.



O FIM DOS DINOSSAUROS

A vida na Terra passou por várias 'crises', como podem ser chamadas as extinções massivas de espécies. Em uma delas, há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros desapareceram. É indiscutível que, nessa época, um grande asteroide se chocou com a superfície do planeta, e que isso contribuiu para a extinção desses animais ou a acelerou, mas essa não foi a única ou a maior razão. As causas foram provavelmente alterações drásticas em ecossistemas marinhos e terrestres.


José Antônio de Freitas Pacheco
( O texto está atualizado com o novo acordo ortográfico)









Globalização em Foco!

O que vocês acharam deste vídeo??

quarta-feira, 11 de março de 2009

Período TRIÁSSICO.

Na Alemanha, esse período é caracterizado por três tipos de rochas: Buntsandstein (arenito fluvial vermelho), Muschelkalc (calcário marinho fossilífero) e Keuper (evaporitos e arenitos continentais). A caracterização do período com base na litologia é apenas local. Globalmente o Triássico é identificado pela sua fauna típica.

Definido por von Alberti, geólogo alemão, em 1834. Durou de 248.2 to 205.7 milhões de anos. O limite inferior é de difícil caracterização, uma vez que as condições de sedimentação predominantemente continentais são as mesmas do período precedente (
Permiano). Apesar de controvertido é aceito como limite inferior o aparecimento do réptil Lystrosaurus.

No início do Período Triássico, praticamente todos os continentes estavam aglomerados em um supercontinente chamado
Pangea (do grego pan = toda + gea = terra). Esse grande e único continente era circundado por um vasto oceano chamado Panthalassa (correspondente ao atual Oceano Pacífico), por um pequeno mar à leste de Pangea, chamado Tethys (correspondente ao atual Mar Mediterrâneo) e por um proto-Oceano Ártico, à norte.

O que é Geologia?

Ciência cujo objeto é o estudo da origem, da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo orgânico.A geologia como ciência tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formarão as rochas ate os presentes dias.Na geologia estudamos minerais que compõe as rochas (comumente chamadas de pedras), os relevos, deslizamentos (com a geomorfologia), as placas tectônicas, que no segundo grau e o primeiro também ouvimos falar disso nas aulas de geografia.

Observatório Sismológico -
A Sismologia é o ramo da Geologia que estuda os terremotos (causas, efeitos, a propagação das ondas de vibrações emitidas pelo terremoto, etc) e utiliza as ondas emitidas por eles para examinar a estrutura da Terra.


O que é Globalização?

É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores.



TAXONOMIA.

Toda Ciência necessita de organização e método, e portanto deve classificar bem seus objetos de estudo. O próprio Aristóteles já fizera isso há 2.300 anos, embora em um campo de amostras muito limitado, se resumindo às espécies disponíveis nas próximidades da antiga Grécia. Já no século XIX, o mundo tinha sido quase totalmente explorado, todos os continentes eram conhecidos. A humanidade já tinha contato com as exóticas faunas e floras das Américas, África e Oceania, bastante diferentes das do velho mundo.

Os primeiros naturalistas passaram então a catalogar os seres vivos, num processo de classificação organizada que chamamos de
TAXONOMIA.

TEORIA DA EVOLUÇÃO.

De onde viemos?

A pergunta que não quer calar.

Desde os tempos mais remotos indagamos sobre a origem dos seres vivos, incluindo nós mesmos, e durante todo esse tempo sempre tivemos nossas "respostas" na forma de fantasias, estórias fantásticas e recheadas de alegorias que foram transmitidas de geração após geração.

Por mais de 99% de seus quase 250 mil anos na Terra, o Ser Humano foi dominado pelo pensamento mitológico e suas lendas. Depois, há cerca de 2500 anos atrás surgiu a
Filosofia, e a Razão tentou buscar essa resposta abrindo caminho para algo além dos mitos e crenças.

Mas essa Era de lucidez racional seria por 1000 anos obscurecida pelas sombras da Idade Média e seus dogmas de fé baseados na antiga mitologia judáico-cristã. No Oriente Médio, boa parte desta cultura racional sobreviveu disputando lugar com a crença na similar mitologia islâmica, e no Extremo Oriente, também desde há 25 séculos atrás, outro tipo de filosofia, mais mística, se espalhava, baseada no Hinduísmo, Taoísmo e Budismo.

E só há pouco mais de 250 anos, outra área do potencial humano amadureceu e se consolidou, a
Ciência.

A Ciência é a fusão da Razão com a Experimentação. Do Pensamento com o Empirismo, e é tão eficiente que seus resultados práticos e materiais em menos de meio século foram muito mais marcantes do que as dezenas de milhares de anos de misticismo e magia.

Ela pode não ter as respostas para nossas indagações interiores, e com certeza não tem a chave da felicidade, mas ninguém pode negar que ela é muito eficaz em entender, explicar e controlar a natureza.

A Ciência também nos deu sua resposta para a grande pergunta sobre a origem da vida, e esta veio sob a forma da
TEORIA DA EVOLUÇÃO.

sexta-feira, 6 de março de 2009

HIERÓGLIFOS.

Diz a lenda que a terrível esfinge, criatura alada que misturava o corpo de mulher ao de leão, se postava na entrada da cidade de Tebas e propunha um enigma aos moradores. Decifra-me ou te devoro. Quem não soubesse a resposta era aniquilado. O monstro se apresentou com essa mesma ordem a Édipo, o mitológico herói grego, que acertou a adivinhação e despachou o bicho para sempre. Possivelmente, estudiosos de diversas eras também se sentiram devorados pelo enigma formado por uma série de símbolos que compõem os hieróglifos, a escrita sagrada egípcia estabelecida 3.200 anos antes de Cristo. Tinham ânsia de saber o que a civilização que floresceu no vale do rio Nilo queria dizer com aqueles desenhos curiosos de animais, plantas, objetos e seres humanos presentes principalmente em tumbas e monumentos.

Makluba ( culinária Egípcia).

Ingredientes:

5 xicaras de arroz
1 frango picado
2 berinjelas
1 colher de sopa colorau
1 cebola média
1 couve-flor pequeno
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 fio de oleo ou azeite
2 colheres de sopa de margarina


Modo de Preparo:

1- lave as berinjelas e corte em fatias finas e frite-as, depois corte o couve-flor e debulhe em flores e frite-o e reserve, deixe o arroz tambem lavado para ficar bem sequinho

2- pique o frango e tempere a seu gosto não coloque alho, coloque na panela o oleo, a margarina, a cebola e o frango , refogue apenas por 5 minutos com bastante agua, reserve esse caldo, em outra panela forre com margarina, coloque o frango escorrido, a berinjela frita, o couve-flor frito depois o arroz, no final o caldo do cozimento do frango, esse caldo tem que ter todos os temperos e o colorau, depois que o arroz estiver cozido voce vai passar uma faca ao redor da panela e vai virar em uma bandeja igual um bolo.

Bom apetite!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

RECEITA FRANCESA.

BOEUF BOURGUIGNON CLÁSSICA.

Ingredientes:

500 gr de fraldinha bovina Sadia em cubos pequenos.
400 ml de vinho tinto seco(s).
50 gr de bacon Sadia picado(s).
100 gr de champignon fresco.
50 gr de farinha de trigo.
30 ml de azeite.
8 unidade(s) de cebola pequena(s).
2 dente(s) de alho picado(s).
quanto baste de tomilho( Erva, particularmente uma espécie cultivada nas hortas.)
20 gr de manteiga .


Modo de Preparo:

Frite o bacon no azeite em uma panela funda, quando estiver bem dourado, retire e reserve. Frite a carne na mesma gordura até ficar dourada. Retire e reserve. Doure as cebolas inteiras, retire e reserve. Refogue o alho. Retorne a carne para a panela junto com a cebola e o bacon. Adicione o vinho. Tampe e deixe cozinhar por uma hora. Depois derreta a manteiga em uma frigideira e refogue o champignon. Acrescente o champignon ao cozido e deixe cozinhar destampado por mais meia hora. Quando a carne estiver macia, adicione o tomilho e engrosse o caldo com a farinha diluída em água. Sirva com arroz ou pão italiano.


É muito importante conhecer um pouco as comidas típicas de outros países,então que tal colocar-mos em prática essa receita francesa???
Décembre appétit!!!(Bom apetite!!!)

Objetivo do Blog.

Este Blog foi criado com o intuito de transmitir informações multi focais(Biografias de Filósofos,Filosofia,Ética,Antropologia,dicas de leitura e vários outros assuntos importantes) e avivar a curiosidade dos que acessam;este Blog é totalmente educativo,ele sempre estará se atualizando,espero que vocês se sintam a vontade para pesquisar,mandar comentários,sugestões,etc e que voltem sempre a acessar.Atenciosamente,Bárbara Andrade.

quarta-feira, 4 de março de 2009

A importância de SHAKESPEARE.

Grande dramaturgo inglês de todos os tempos.O crítico e dramaturgo alemão Gotthold Ephraim Lessing foi um dos primeiros a recomendar aos britânicos que tomassem Shakespeare -- cuja obra data do século XVI e tipifica o direito do artista criativo de inventar suas próprias formas e ultrapassar qualquer cânone estético ou técnico -- como modelo para uma literatura nacional. A obra shakespeariana influenciou românticos de todas as nacionalidades. Embora não negassem o perigo da liberdade excessiva, os românticos não pretendiam uma fórmula de sucesso, mas valorizavam a exploração, a invenção e a multiplicidade das emoções e verdades que levariam à revigoração uma cultura decadente. O dramaturgo inglês representava também a possibilidade de quebrar a hegemonia da tragédia francesa na Europa e, com ela, a tirania cultural exercida pela França.


Glossário:
cânone: Regra,modelo,padrão.
decadente: Que decai, definha ou se corrompe.
hegemonia: Predomínio de uma cidade ou povo sobre outros povos ou cidades.tirania: Opressão,violência.

A RELIGIÃO E OS SEUS CONCEITOS.

A religião é uma das mais antigas manifestações do homem.É um conjunto de relações teóricas e práticas entre o homem e uma potência mística,de quem crê depender e a quem tributa culto.As grandes religiões têm como denominador comum a criação de uma visão sobrenatural do mundo.Fundamentado na fé,o homem religioso crê que o universo tem sua origem em Deus,é que o homem tende a reunir-se ao Ser Supremo.Em nível histórico,as religiões apareceram,quem sabe,da necessidade que sentia o homem primitivo de buscar respostas aos fenômenos naturais e às suas experiências.Na dificuldade de explicar de forma racional essas experiências e fenômenos,o homem primitivo atribuía-os,pois,a seres sobrenaturais(espíritos,forças ocultas,defuntos),os quais deviam ser reverenciados,com o objetivo de afugentar os males e atrair favores.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009.

Fraternidade e Segurança pública
"A paz é fruto da Justiça".Is 32,17

O objetivo maior da Campanha da Fraternidade de 2009 é suscitar o debate sobre segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas,na família,na comunidade e na sociedade,a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da Justiça social,que seja garantia de segurança para todos.A paz buscada,porém,é a paz positiva,orientada por valores humanos como a solidariedade,fraternidade,respeito para com o outro e a meditação pacífica dos conflitos,e não a "paz" negativa,imposta pelo uso da força das armas,a intolerância ao diferente,tendo por fim os bens materiais.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sobre a Filosofia.

A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).