terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que é uma RPPN?




Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

5 comentários:

raffa_saloes disse...

Interessante binha, as RPPNs são um importante meio de preservar o meio ambiente, já q o estado n tem condições de criar e manter reservas e parques.

Porém esse mecanismo n deixa de ser mais uma ferramenta capitalista para gweração de capital por meio do uso para o turismo.

Mas ainda assim é melhor q haja uma exploração sustentavel, do que a destruição para dar lugar a espaços agropecuários.

Bárbara disse...

Exatamente, essas reservas assumem um papel muito importante para a preservação do meio ambiente, apesar de ter uma segunda intenção vinda dos proprietários rurais que implantam essas reservas. A questão da renda com o ecoturismo, mas de qualquer forma o ambiente está sendo preservado e isso me deixa muito feliz!
Obrigada por postar Raffa. Beijos!

Vitória disse...

Muito legal o seu blog Bárbara.È bem interessante e tem assuntos legais.
Bjs...

Bárbara disse...

Obrigada Vitória, fico feliz por você ter visitado e gostado do meu Blog, seja bem vinda!
E sinta-se a vontade para pesquisar e se divertir com todos assuntos que ele traz...
Beijos!

Unknown disse...

Marketing para Unidades de Conservação da Natureza
Primeiras Linhas
Autor: Julis Orácio Felipe
Sinopse:
AS unidades de conservação da natureza são importantes espaços protegidos com a finalidade de resguardar atributos ambientais da exploração indiscriminada e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Entretanto, para mantê-las é preciso a criação de mecanismos que as desmistifiquem para a sociedade em geral, que as entende como locais onde nada pode ser feito. Na realidade, se bem direcionadas, podem contribuir não somente para o desenvolvimento sustentável como também para o desenvolvimento social e econômico, principalmente da comunidade de entorno. Essa obra demonstra como pode ser feito sem corromper o sistema jurídico criado para as unidades de conservação, dando aos leitores noções sobre marketing voltado para essas instituições.

www.clubedosautores.com.br