sábado, 30 de maio de 2009
A importância do Gás OZÔNIO para o Planeta Terra.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Cientistas descobrem nova espécie de cobra-de-duas-cabeças no Cerrado.
Texto de Reinaldo José Lopes
A construção de uma hidrelétrica no sudoeste de Goiás acabou trazendo à superfície uma nova espécie de cobra-de-duas-cabeças, ou anfisbênio. Esses répteis, que passam a maior parte de sua vida debaixo da terra, ainda são relativamente misteriosos para os biólogos, e sua diversidade ainda é pouco conhecida -- tanto que muitas outras espécies ainda podem estar esperando para serem descobertas.
sábado, 23 de maio de 2009
O nascimento de uma nova física celeste.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Sobre PATENTES e desenvolvimento
O SISTEMA SOLAR e seus corpos extraordinários.
A primeira das populações do Sistema Solar a ser identificada foi a dos maiores corpos, os planetas. O movimento lento das estrelas com o mudar das estações foi um dos primeiros conceitos físicos de que a humanidade tomou conhecimento. Entretanto, enquanto as estrelas seguiam seu movimento regular, formando desenhos imutáveis ao longo dos tempos, as constelações, havia outros corposque pareciam passear entre as estrelas, ora vindo, ora indo. A esses corpos foi dado o nome 'planeta' ( em grego, errante), sendo eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
A Terra passou a ser incluída na lista dos planetas apenas a partir das aceitação do modelo HELIOCÊNTRICO ( no qual o Sol era tido como o centro do universo) no início do século XVII. Em 1781, como desdobramento do advento do telescópio, um sétimo planeta, Urano, veio a ser descoberto. A constatação de que sua órbita divergia daquela prevista, aliada ao trabalho teórico de alguns pesquisadores, fez com que Netuno fosse descoberto em 1846.