terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma radiografia do Planeta... (Parte 4, final)

AS MODIFICAÇÕES DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

A ação da água, dos ventos, do calor e do frio sobre as rochas provoca o seu desgaste e decomposição, causando o que se denomina INTEMPERISMO. O intemperismo implica sempre a desintegração das rochas, que pode se dar de vários modos e através dos agentes químicos, físicos e biológicos. Essa desintegração gera areias, lamas e seixos, também denominados SEDIMENTOS.

O deslocamento desses sedimentos da rocha desintegrada é chamado EROSÃO. O transporte desse material para as depressões da crosta(oceanos,mares e lagos) pode ser realizado pela água(enxurradas, rios e geleiras) ou pelo vento, formando depósitos como areias de praias e de rios, as dunas e as lamas de pântanos.



Figura 1: Uma região da superfície da Terra há alguns milhões de anos.
Figura 2: A mesma região, hoje transformada pela ação do intemperismo e da erosão.

Uma radiografia do Planeta... (Parte3)

OS MOVIMENTOS DO INTERIOR DA TERRA.

Os estudos mostram que, há muitos milhões de anos, os continentes estavam unidos em um único e enorme chamado PANGEA. Esta teoria se dividida em fragmentos, que são os continentes atuais. Foi o curioso encaixe de quebra-cabeça entre a costa leste do Brasil e a costa oeste da África que deu origem a essa teoria, chamada de DERIVA CONTINENTAL.

Ao estudar o fundo do Oceano Atlântico, descobriu-se uma enorme cadeia de montanhas submarinas, formada pela saída de magma do manto. Esse material, ao entrar em contato com a água, solidifica-se e dá origem a um novo fundo submarino. Isso acontece à medida que os continentes africano e sul-americano se afastam, e a esse fenômeno dá-se o nome de EXPANSÃO DO FUNDO OCEÂNICO.

A teoria da Deriva Continental e a da Expansão do Fundo Oceânicoforam agrupadas em uma nova teoria, chamada TECTÔNICA DE PLACAS. A teoria é de que a superfície da Terra foi dividida em placas que se movimentam em diversas direções e podem chocar-se umas com as outras. Quando as placas se chocam, as rochas de suas bordas enrugam-se e rompem-se originando TERREMOTOS, dobramentos e falhas.

Embora a movimentação das placas seja muito lenta, da ordem de poucos centímetros por ano, essas dobras e falhas dão origem a grandes cadeias de montanhas como os Andes, os Alpes e os Himalaias.
Observe a imagem abaixo:

Makalu é a quinta montanha mais elevada no mundo. Seu tamanho sozinho é impressionante, e sua perfeita estrutura de pirâmide com quatro cristas afiadas fazem dessa montanha uma das mais espetaculares. Makalu na verdade é um pico duplo. É interessante notar que a crista do cume é o ponto de demarcação que indica a fronteira entre o Nepal, no lado sul, e o Tibet, ao norte.

Outro fenômeno causado pelo movimento de placas é o vulcanismo, que pode originar-se pela saída de rochas fundidas(MAGMA), em regiões onde as placas se chocam ou se afastam. Quando o magma que atinge a superfície se acumula em redor do ponto de saída, formam-se VULCÕES.

NO BRASIL... também ocorrem terremotos e vulcões, mas felizmente são muito raros e de pequena intensidade. Somente são encontrados restos de vulcões extintos. Isto ocorre devido ao fato de o nosso país situar-se distante de zona de choque e de afastamento de placas. Observe a imagem abaixo:

Alice no país da Intolerância...

Pessoal, essas fotos que estou postando para vocês foi da nossa Feira Cultural no Savina, onde o Tema escolhido para todas as salas foi Alice habitando algum mundo e a nossa sala(9°Ano B) ficou com Alice no país da Intolerância, foi muito legal, em relação ao figurino, falas, criatividade e aprendizagem.
Gostaria de agradecer o apoio de Dorival e Luana, os professores que acompanharam a gente durante todo este trabalho.

Contando um pouco sobre o meu trabalho...
Foi muito diferente para mim fazer o papel da Rainha Vermelha, já que a mesma tem uma personalidade totalmente diferente da minha, quando você interpreta é preciso que viva e seja como o personagem naquele momento da encenação, para dar mais originalidade, pense... tive que ficar MAAAU por um tempo, rsrsrs, achei a experiência divertida e desafiadora, mas no final das contas, tudo deu certo e as pessoas saíram falando muuuuuuito bem da nossa apresentação, valeu o esforço...ai estão as fotos. Obrigada a todos, vocês foram 10! ;)

















segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Baião, conhece este ritmo musical???

Este vídeo mostra a dança do Baião e fala também sobre esse ritmo músical, gente, o diferente é que eu e meus colegas fizemos essa curta metragem do Baião para vocês, rsrs, olhem ai tá? Bjokas!

Uma radiografia do Planeta... (Parte 2)

A ORIGEM, EVOLUÇÃO E CONSTITUIÇÃO INTERNA DO PLANETA TERRA

De acordo com os estudos feitos até o momento, estima-se que a formação do Sistema Solar tenha tido seu início há seis bilhões de anos, quando uma enorme nuvem de gás que vagava pelo Universo começou a se contrair. A poeira e os gases dessa nuvem se aglutinaram pela força da gravidade e, há 4,5 bilhões de anos, formaram várias esferas de gás incandescente que giravam em torno de uma esfera maior, que deu origem ao Sol. As esferas menores formaram os planetas, entre os quais a Terra. Devido à força da gravidade, os elementos químicos mais pesados, como o ferro e o níquel, concentraram-se no seu centro, enquanto os gases foram, em seguida, varridos da superfície do planeta por ventos solares.


Assim, foram separando-se camadas com propriedades químicas e físicas distintas no interior do globo terrestre. Há cerca de 4bilhões de anos, formou-se o NÚCLEO(constituído por ferro e níquel no estado sólido. Em torno do núcleo, formou-se uma camada- o MANTO(que possui 2.900km de espessura, constituída de material em estado pastoso, com composição predominante de silício e magnésio.

Em torno da 4 bilhões de anos atrás, gases do manto separaram-se, formando uma camada de ar ao redor da Terra, conhecida como ATMOSFERA.

FINALMENTE... há aproximadamente 3,7 bilhões de anos, solidificou-se uma fina camada de rochas denominada CROSTA. A crosta terrestre não é igual em todos os lugares. Debaixo dos oceanos, ela tem mais ou menos 7km de espessura e é constituída por rochas de composição semelhante à do manto. Nos continentes, a espessura da crosta aumenta para 30 a 35km, sendo composta por rochas formadas principalmente por silício e alumínio e, por isso, mais leves que as do fundo dos oceanos.

Uma radiografia do Planeta... (Parte 1)


Observe a imagem que está logo acima. Pode ser que você saiba responder a todas essas perguntinhas, ou não. Só que isto não é o mais importante. O fato importante é pensar sobre elas.

Na história da humanidade e suas descobertas, a curiosidade natural do homem em desvendar os mistérios da natureza levou-o ao estudo da Terra. Um dos fatores que mais impulsionou o homem a melhor conhecer a Terra sempre foi a sua necessidade de usar matérias do solo e do subsolo.

Na Idade Média, acreditava-se que a Terra era o centro do Universo e que todos os outros astros, como o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em torno dela. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o homem pôde comprovar que a Terra pertence a um grupo de planetas e outros astros, que giravam em torno do Sol, formando o que denominamos hoje Sistema Solar.

Ainda tem mais:
Descobriu-se também que a própria Terra se modifica através dos tempos. Áreas que hoje estão cobertas pelo mar, há 15 mil anos, eram planícies costeiras, regiões que estavam submersas há milhões de anos formam agora elevadas, como os Alpes e os Andes. Legal né?!

Lugares onde existiam exuberantes florestas estão hoje recobertas pelos gelos da Antártica ou transformaram-se em regiões desérticas. O material que atualmente constitui montanhas, como o Pão de Açúcar e o Corcovado, formou-se a centenas ou milhares de metros abaixo da superfície terrestre, há muitos milhões de anos.

As transformações ocorridas no planeta são causadas por movimentos que ocorrem continuamente no interior e na superfície da Terra. Por serem transformações muito lentas, o homem não pode acompanhá-las diretamente, pois ele só apareceu há cerca de dois milhões de anos. Isso quer dizer que, se toda a evolução da Terra fosse feita em um ano, o homem só teria aparecido quando faltassem dois minutos para meia-noite do último dia do ano. A distância da superfície até o centro da Terra mede 6.370km- dois mil quilômetros a mais que a distância entre o Oiapoque e o Chuí, pontos localizados nos extremos Norte e Sul do Brasil, respectivamente-, e a maior perfuração já feita só alcançou 10km de profundidade.

ENTÃO, como se pode saber o que existe dentro da Terra em tão grandes profundidades e como descobrir a idade de cada período da história da Terra? Isto é possível através do estudo das rochas, dos terremotos, dos vulcões, dos restos dos organismos preservados nas rochas e das propriedades físicas terrestres, tais como o magnetismo e a gravidade.

Agora que coloquei essa introduçãozinha do assunto que irei falar, começarei por tópicos, de acordo com a ordem das perguntas que estão na imagem acima. Vamos lá, acompanhem... Estarei postando aos poucos as explicações de cada pergunta com imagens e esquemas. Se você prestar atenção na leitura, verá que a primeira pergunta já foi respondida.
;)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Olá pessoal, boa tarde!

Vejam só, preciso contar uma novidade para vocês, eu gosto muito de compôr músicas e... Há um tempinho atrás eu fiz uma que saiu legal, até que eu gostei, rs, fiz um arranjo para ela no violão e teclado também. Eu também sei tocar, aprendi a tocar violão sozinha, vendo sites, vídeos e revistinhas, com cifras, depois de muuuito esforço comecei a tocar alguma coisa; para vocês terem uma idéia, pela primeira vez que eu peguei o violão, decidida a tocar de verdade, no mesmo dia, já tocava algumas músicas, com dificuldade, mas tocava, rsrs. Agora estou investindo no teclado, como já tenho experiência com violão, não estou achando o teclado difícil, acho que primeiramente para começar a tentar tocar alguma coisa tem que gravar como se formam as cifras no instrumento e tentar saber todas elas se possível, por exemplo, como se formar o Dó no violão, o Ré, o Mi, o Fá e assim sucessivamente, ver a posição de cada dedo e como se formam as batidas na mão direita, a representação dessas cifras em letras, o (Dó) universalmente é representada pela letra (C), pode assumir milhares de tonalidades no instrumentos, mas o mais conhecido é esse, se você chegar no Japão e pedir para alguém tocar o Dó no violão, vai ser igual o que você faz e aprendeu.

Então... Vou colocar a música aqui para vocês darem uma olhada e para as pessoas que já sabem tocar, vou colocar cifrada, ai as mesmas cifras poderão ser usadas no teclado, caso alguém saiba tocar teclado tá? Atualmente eu faço aula de violão para aperfeiçoar a teoria, porque precisa-se também ter conhecimento sobre ela, isso é de suma importância no aperfeiçoamento da prática.

Para as pessoas que tem vontade de aprender, a dica que eu dou é o seguinte, olhe vídeos na internet, escolha uma música que você goste muito e que sejá fácil de aprender, veja alguém que saiba tocar, algum amigo ou familiar, eu gosto de acessar os vídeos do CIFRACLUB, ai você vai repetindo os movimentos que eles fazem no seu instrumento até que aprende, isso é apenas para iniciar tocando, já em relação à teoria, a Internet também tem, existem cursos online, cd's e revistas ou então só é entrar na aula; só peço para não desistam, porque vocês não sabem como é mágico saber guiar um instrumento e conseguir extrair sons legais dele. Às vezes fica um pouquinho cansativo mesmo, os dedos doem, dá aquela vontade de parar, mas quando a gente está aprendendo, o começo é sempre dificultoso, porém, o resultado depois sempre acaba conseguindo superar tuuuudo! Rsrs.

Abraçoos! ~Binha~
__________________________________________________________
Música:

(Em Busca da Solução)
Intro: C,Am,Dm, F, Fm

Parte I:
C Am
Acordo para ir pro trabalho,
Dm F Fm
São cinco horas da manhã,
C Am
A minha vida começa tão cedo,
Dm F Fm
Ao despertar dos sonhos meus,
C Am
O tempo passa tão ligeiro,
Dm F Fm
Conturbado em ponteiros,
C Am
É assim que os momentos sucedem,
Dm F Fm
São os amantes dos relógios...

Refrão:
C
Eu vou buscando em dez mil formas,
Am Dm
Várias maneiras de falar de amor,
F Fm
Dispensar compromissos,
C
Ir ao cinema com os amigos,
Am
Passar o dia lendo um livro,
Dm F Fm
Psicanálises, Do viver...

Ritmo: C, Am, Dm, F, Fm.

Parte II:
C Am
Vou desvendando os mistérios dos outros,
Dm F Fm
Observando situações,
C Am
Interpretando sentimentos alheios,
Dm F Fm
Apaziguando emoções...

(Canta o Refrão)

Ritmo final da Música: C,F,C,F,C,Am, Dm, F, Fm, C.
____________________________________________________________

Prontinho galera! Ai está, espero que gostem e que toquem bastante, rs.
Ah! Essa música eu fiz inspirada no cotidiano de uma pessoa imaginada por mim, com certeza hoje em dia eu sei que existem pessoas nessas situações, algumas partes dela, eu fiz inspirada em mim também, coloquei pequenos trechos que desvendam um pouco da minha personalidade.
;)

Bjooos!

15 de Novembro... O que esta data lembra vocês?


Houve a Proclamação da República, claro!
__________________________________________________________

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

A crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

♠ Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

♠ Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

♠ A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

♠ Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

_______________A Proclamação da República_______________

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Hino da Proclamação da República!

Música: Leopoldo Miguez (1850/1902)
Letra: Medeiros e Albuquerque (1867/1934)


Seja um pálio de luz desdobrado
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!


Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre país...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais ao futuro
Saberemos, unidos levar
Nosso augusto estandarte que, puro
Brilha avante, da Pátria no altar!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue no nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor, nossa força e poder,
Mas da guerra nos transes supremos,
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!


Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado
Sobre as púrpuras régias de pé!
Eia, pois, brasileiros, avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso país, triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Ordem... FDJ

“Sob as bênçãos protetoras da grande Mãe Maçonaria, esta Ordem, criada em Nebraska, nos Estados Unidos no ano de 1920, pela Sra. Ethel Wead Mick, tem por intuito unir jovens com idade entre 10 e 20 anos anos e que possuam parentesco maçônico, dando-lhes a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideias de vida: o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo, são apenas alguns dos grandes ensinamentos que ela nos oferece.

O tempo passou… Mais de oitenta anos desde a fundação de nossa Ordem. Os valores, comportamentos e costumes mudaram. Mas, o grande amor repassado de filha pra filha, a cada iniciação de novos membros, sobrevive até hoje. As experiências e sabedorias adquiridas são repassadas com carinho, aviventando uma chama que não se apaga… Reacendendo nossos grandes propósitos… O de permanecer firme diante dos problemas que vislumbramos ao longo de nossas vidas, de estar atento às necessidades do próximo, de desenvolver o lado brilhante e precioso de nossa beleza interior, de lutar por nossos sonhos, mas com a consciência de que há muito trabalho a ser feito, de que o caminho a ser trilhado não é fácil. De olhar o mundo com olhos cheios de ternura. De amar com o coração aberto. De acreditar na beleza da vida, no milagre da criação, na captura do amor, nas maravilhas do universo e, principalmente, na existência da dignidade humana.

Estas, meus amigos, somos nós, Filhas de Jó. Pessoas privilegiadas de poderem participar deste grupo tão seleto, tão especial. Jovens que idealizam, que lutam, que erram… Mas, cujo o único objetivo é o da busca pela felicidade, o da conquista por um mundo mais justo, mais feliz.”


(Filhas de Jó,1937)

domingo, 14 de novembro de 2010

Filhas de Jó;


Nossa gente! Na primeira vez que eu li essa poesia sobre as Filhas de Jó, me emocionei, quando a gente aprende a amar algo que passamos a realizar com determinação e vontade, tudo muda, tudo muda porque a gente começa a participar de algo que a gente gosta, a Ordem Internacional das Filhas de Jó para mim é como um escudo e fonte de motivação para que eu possa seguir a minha vida com mais intusiasmo e sentido de vida, é uma grande honra para mim fazer parte dessa Ordem, vocês não imaginam o quanto e o que eu tenho a dizer a vocês é que eu amo o meu Bethel e tudo o que Ordem representa e queria dizer a todas as Filhas de Jó que visitarem o meu Blog que busquem a cada dia sempre está aprendendo mais e mais sobre a Ordem, porque a medida que a gente passa a ler mais, a sede de informações novas vão surgindo e a vontade que dá e de não parar, também surge aquele desejo: "Poxa, eu quero me movimentar, quero que o meu Bethel cresça, participe de atividades junto de outros Bethéis, quero ver o sucesso do meu Bethel", então é isso pessoal, aqui está a poesia:

Filhas de Jó,

mulheres de alma límpida e coração puro,

que denotam a bondade neste mundo imaturo.

Com pureza e honestidade,

demonstram beleza e simplicidade,

cada uma é um elo desta corrente eterna, sem idade.

São mulheres, garotas, meninas,

tendo sonhos, paixões, desejos, questões, feições femininas.

De seu espírito emana a esperança,

que não é só uma vaga lembrança de um mundo

que já foi como um sorriso de criança.

São mulheres, irmãs, provas de amizade, símbolos da fraternidade,

são nossas irmãs no espírito e na verdade.

Amigas a toda hora, não importa a situação, antes, depois ou agora,

sempre estão dispostas a nos dar a mão.

São por estes e por outros motivos que não cabem em uma folha só,

que não há na Terra , mulheres mais belas que as Filhas de Jó.